#ResenhandoaBíblia: Gálatas - Entendo melhor o que aconteceu na cruz

Oi, oi, belezas dessa terra! Como todo sábado, hoje é dia de Resenhando a Bíblia e o livro escolhido essa semana foi Gálatas.
Esse livro é uma outra carta de Paulo, dessa vez destinada aos gálatas. Como sempre, o apóstolo nos traz uma série de reflexões importantes no que diz e, em seis capítulos, nos faz observar outra vez o sacrifício de Cristo, o seu significado e as consequências dele. 
A carta foi escrita como uma advertência aos gálatas por agirem como se a morte e ressurreição de Cristo nunca houvessem acontecido, prosseguindo com a prática da lei e ignorando a graça. Talvez você pense que isso não se aplica a você, já que você não sai por aí pregando que os homens devem ser circuncidados, mas na verdade, isso se aplica a todos nós e de forma bem nítida. Quer ver como? 
Muitas vezes pensamos que Deus nos dá o que merecemos. Pensamos que se estamos sofrendo, é porque pecamos e precisamos de algum tipo de castigo. E quando tudo fica bem, pensamos que é porque estamos fazendo tudo certo e que Deus está se agradando de nossas atitudes. Mas será que somos capazes de merecer qualquer favor do Senhor? Na verdade, não. Se fossemos receber o que merecemos, isso seria a morte e o sofrimento. Se recebemos o perdão e as bençãos do Pai, é por sua misericórdia e amor infinito, não porque já pagamos por nossos pecados. Pelo contrário, Ele pagou por nós. Recebemos algo que  sempre esteve muito além de nosso merecimento. 
E se Cristo, com o grande sacrifício, nos concedeu liberdade e vida, por que continuamos procurando a escravidão e a morte? Se vivermos pela lei, anulamos a graça, logo, a cruz não significa nada. Mas, se vivemos pela graça, se a graça nos é suficiente, a lei não nos pesa mais, nossos pecados são deixados pra trás e a cruz nos trás liberdade. 
Pois quando foi consumado o sacrifício de Cristo, nós também fomos sacrificados para o mundo e para a carne. Não somos mais escravos das nossas vontades e pecados. Não precisamos mais pagar por tudo o que fizemos, pois Ele pagou. Agora, podemos viver apenas pelo espírito! E nada mais nos é cobrado além do amor! A lei passa a ser amar incondicionalmente e infinitamente, pois foi através do amor que fomos libertos e é com amor que devemos viver nossa liberdade. 
Morremos para o pecado, para a escravidão da carne e passamos a viver em Cristo, assim como Cristo em nós! 



Vocês percebem? O que pensaram ser a morte de um homem acabou por se revelar vida a vários outros! A morte e ressurreição de Cristo vai além de um grande milagre, vai além da revelação do Filho de Deus, é o ato de amor que nos fez herdeiros do Senhor. O ato fora de qualquer compreensão que nos deu tudo o que jamais poderíamos sonhar em merecer, mas que sempre fora o sonho do Senhor nos conceder. O ato que revela a graça libertadora e cheia de vida. 
E a liberdade que recebemos é maior do que a que nos permite agir fora dos ensinamentos de Deus, pois essa nós sempre tivemos. A liberdade que a gente recebe é aquela que nos permite viver em espírito, mantendo a santidade e o amor. Que nos faz independente de todas as coisas, para dependermos apenas do grande amor de Deus! E é isso que Paulo tenta nos mostrar em sua carta. É por isso que Gálatas é uma leitura tão edificante e cheia de força! 
Depois disso que observamos, nada mais importa! Nenhuma vontade da carne, nenhum costume mundano, nada, nada, nada! 
Só podemos agradecer a Deus por essa dádiva, não é mesmo? 

Nenhum comentário

Postar um comentário