#ResenhandoaBíblia: Tiago - A boa sabedoria e a verdadeira fé

Oi, oi, lindos e lindas! Tudo bem com vocês? A resenha bíblica da semana demorou, mas saiu, vinda direto do Novo Testamento, após a belíssima leitura do livro de Tiago.
Nessa carta, Tiago traz uma série de ensinamentos baseados nas falhas que observou nos cristãos da época e que continuamos repetindo ainda hoje. 
Tiago nos mostra os diversos hábitos ruins que cultivamos, como a nossa má conduta diante provações, quando geralmente esquecemos que esses momentos geram perseverança e amadurecimento; o desamor da acepção de pessoas que continuamos praticando, mesmo depois de Jesus ter vindo ao mundo por todos nós, sem excluir os pobres ou os ricos; e a nossa falta de cuidado com as palavras que deixamos escapar. 
Entretanto, o que mais me fez pensar através dessa leitura, foram os momentos em que foi apontada a nossa tendência a ter mais fé nos nossos meios e nas nossas maneiras, do que nos planos do Senhor. Porque parece que às vezes acreditamos ser mais sábios e independentes do que realmente somos e pensamos que podemos fazer da nossa vida e até mesmo das coisas sagradas, o que bem entendemos, mas não é bem assim que a vida com Deus funciona. 
Se queremos viver com o Senhor, precisamos aprender um pouco mais sobre submissão, entrega, obediência e confiança. Precisamos entender que a boa sabedoria é a que o Senhor nos dá e que o bom caminho é o que Ele ensinou. 

Até mesmo quando fazemos planos simples ou decisões importantes, precisamos incluir Deus nesse processo. pois no fim, não será a nossa vontade, mas sim a permissão dEle que dará a última palavra. Nós sabemos pouco do futuro, mas Deus sabe todas as coisas. Por isso é tão importante não se apegar a nenhum plano ou vontade, sem antes colocar nas mãos de Deus e entender que quando a resposta é 'não', é porque não nos faria bem. 
Já está mais do que claro pra todos nós que Deus nos ama e sempre cuida de nós, e é por isso que Tiago nos instrui a submissão a Deus, a ter uma proximidade maior com Ele, para que não tenhamos preocupações e possamos viver plenamente, fazendo uso da oração para conquistar objetivos, tendo fé absoluta e buscando as coisas certas, pelos motivos certos. 
Tiago foi, de fato, um grande exemplo se tratando de fé, perseverança e oração, pois durante toda a carta nos inspira a buscar a sabedoria em Deus, a ter fé nEle, a planejar com Ele e entregar a Ele todas as nossas necessidades. 
É ou não é um excelente conselho? 

4 comentários

  1. Eu simplesmente AMO as Resenhas Bíblicas de vocês! Leio todas! <3
    Parabéns! Um beijão e fica na Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Joyce! É muito bom saber que gosta do que fazemos! Um grande beijo e que o Senhor te abençoe muito! :D

      Excluir
  2. Muito edificante, é sempre uma surpresa. Isabella, Suas resenhas são maravilhosas!
    Deus continue te abençoando :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Aleide! Fico muito feliz que goste! É tudo pra glória de Deus :D

      Excluir