#ResenhandoaBíblia: Jó e a nossa mania de tentar explicar o inexplicável







Oi, oi, amores! Você, muito provavelmente, conhece a história de Jó. Ele é um citadíssimo exemplo de paciência e confiança em Deus. Caso ainda não conheça a história, aqui vai um resumo básico pra iluminar as ideias: Jó era fiel a Deus, tinha uma família enorme e muito dinheiro. Entretanto, um dia Satanás disse a Deus que a fidelidade de Jó estava condicionada a vida maravilhosa que o próprio Deus garantia, propondo que se perdesse tudo o que tinha, na certa, blasfemaria. Deus aceitou o desafio e deixou que Satanás tirasse tudo e qualquer coisa que Jó possuía, exceto sua vida. Jó, por sua vez, não blasfemou, agiu de forma correta e confiou em Deus até o fim, e dessa forma, o Senhor o restituiu de seus bens e lhe deu uma nova família. 
É, de fato, uma bela história e Jó com certeza é um exemplo a ser seguido, mas outro dia, ouvi algo que me deixou um tanto encucada. Fui questionada quanto a atitude de Deus em relação a Jó. Será que não foi um pouco mesquinho, ou até caprichoso da parte de Deus deixar que Jó passasse por tanta coisa, só pra provar pra Satanás que estava certo? Quer dizer, tudo bem que no final Jó foi restituído de tudo e tal, mas ele sofreu muito e além disso, família não é algo que se substitui. 
Entretanto, será que cabe ao ser humano analisar, julgar ou entender as vontades e decisões de Deus? É certo que não, pois maior que o ser humano é Deus que o criou e que tem total direito de fazer da sua criatura o que bem entender. Claro que isso não significa que Deus sai pelo mundo destruindo a vida de todos, e isso pelo simples fato de que não Ele é apenas o Todo Poderoso. Ele também é feito de amor. 

Talvez a gente não entenda a forma ou motivo, mas podemos ter a certeza que o que quer que nos aconteça, é para o melhor, pois o que quer que aconteça, é permissão divina. E dessa forma, eu creio que de alguma forma inexplicável, o que ocorreu a Jó foi o melhor. A essa altura não cabe mais nenhuma dúvida sobre o amor de Deus para conosco e sabemos também que o nosso Deus não é cruel. Portanto, entendemos que o que houve com Jó só pode ser explicado pela sabedoria divina inalcançável. Se somos tão pequenos e tão pouco sabemos, por que queremos questionar as decisões do Pai que tanto nos ama e tanto cuida para o nosso melhor?
Você pode pensar:"Ah, Isabella, o que pode ser pior que perder toda a sua família?" Eu creio que perder todas as almas em sua família. Ou assistir ao sofrimento dessa família.  Ou coisas que apenas o nosso Deus saberia nos dizer. Não cabe a nós tentar entender, mas sim glorificar ao nome dEle pelas suas maravilhas e seu imenso amor que é expresso lindamente nessa história. 
Deixo então a dica de leitura do livro de Jó na nossa maravilhosa Bíblia Sagrada e peço a Deus que abençoe muito todos nós nos dando entendimento em Sua palavra. 
Um beijo grande e até a próxima. 


Nenhum comentário

Postar um comentário