#ResenhandoaBíblia: Jonas e a arte de pedir perdão

Oi, oi, amores! Demorei, mas voltei com uma resenha novinha em folha! Essa semana eu li o livro de Jonas, uma história curta que vocês já devem conhecer de trás pra frente, mas que vale muito a pena pelo número de reflexões que traz.
Das diversas mensagens que o livro expõe, eu escolhi a que mais me chamou atenção pra dividir com vocês, mas recomendo que vocês também façam a leitura completa, pra não receberem uma parcela tão pequena dessa mensagem.  
Caso você não se lembre direito da história, aqui vai um resumão básico: Jonas desobedeceu ao Senhor e resolveu fugir, tentando se esconder de Deus. Como isso nem chega a ser possível, Deus enviou um grande peixe que engoliu Jonas e o deixou lá dentro por três dias, até que Jonas se arrepende e pede perdão ao Senhor, que o libera pra seguir a ordem que havia desobedecido. 
Se reconhecer em Jonas é muito fácil, afinal, todo mundo erra. O que Jonas tem pra ensinar vai além do conselho clássico de "não fugir da ordem de Deus" que sempre ouvimos relacionada a essa leitura, mas toca em um ponto mais que importante na vida de todo mundo, cristão ou não.
Ao perceber que seu erro passara a afetar outras pessoas, no caso seus companheiros de embarcação, Jonas  assumiu que havia pecado e aceitou a consequência, dizendo aos outros homens que o jogassem ao mar. Esse foi só o primeiro passo para algo maior. Depois de reconhecer o erro e aceitar a consequência, vem a parte mais importante. Pedir perdão. Pedir perdão mesmo quando não merecemos, porque o perdão é coletivo. Quando você não merece ser perdoado, alguém merece que você peça perdão. 


E isso se intensifica ainda mais quando se trata de Deus. Pode parecer difícil se colocar na presença de alguém tão grande, tão perfeito e poderoso e confessar as suas imperfeições, pedindo a Ele que te perdoe mesmo quando nem você consegue pensar em um bom motivo pra Ele te perdoar, mas para Deus é agradável que o homem reconheça que é falho, que se arrependa e se entregue de verdade. 
Claro que devemos, sempre, dar o nosso melhor pra agir de forma agradável ao Pai, mas sabendo que nunca será o suficiente para o merecimento. O ponto é que precisamos do amor de Deus, precisamos que Ele nos perdoe independente do nosso merecimento e pra Deus é importante que reconheçamos isso.
Até porque, do que adianta ter um Deus que sabe perdoar se você não sabe pedir perdão? Não pedir perdão com palavras, mas de coração, fazendo o possível para consertar o erro e se esforçando para não repetir. E foi o que Jonas fez. Pediu perdão com sinceridade e consertou o seu erro agindo com obediência, fazendo o que Senhor havia ordenado desdo o princípio, sabendo que o próprio Deus lhe daria forças para se manter longe do pecado da desobediência. Sabendo que sempre poderia contar com Ele.
Espero que todos nós tenhamos aprendido um pouco com Jonas a partir dessa reflexão e que o maravilhoso perdão do Senhor esteja sempre sobre nós. Um beijo pra vocês e até a próxima. 

2 comentários

  1. Respostas
    1. Ficamos felizes que tenha gostado! É tudo para a honra e glória de nosso Deus! :)

      Excluir