#ResenhandoaBíblia: Filipenses, um novo modo de enxergar os problemas

Oi, oi, pessoal! Hoje é o dia de pagar minha dívida com vocês! Pra começar a coluna com total animação, eu escolhi um livro bíblico bem curtinho e cheio de mensagens animadoras pra fortalecer um pouco nossa fé e hábito de leitura bíblica. O livro que eu escolhi foi Filipenses, lá no novo testamento. 
Esse livro é uma carta de Paulo para a igreja em Filipos que, embora curta, está repleta de lições importantes. 
Logo no primeiro capítulo já fica bem claro que temos muito a aprender com Paulo. Quer dizer, tente se imaginar estando no lugar dele. Se imagine sendo constantemente perseguida, julgada, e chegando a ser presa por levar a palavra de Deus. Será que você seria capaz de dizer que a sua situação serve para que o evangelho continue progredindo? Será que você ainda se alegraria em saber que a palavra do Senhor tem sido pregada? Será que você oraria por outras pessoas? Você pediria a Deus que ajudesse quem está livre e alegre ao invés de orar pela sua libertação? 
Pois foi exatamente assim que Paulo agiu. Não se entristeceu com o que tinha que passar, mas se alegrou no Senhor e nas pessoas que oravam por ele. Se Paulo, que passou por tanta coisa, foi capaz de olhar por essa perspectiva, por que nós não somos? 

" Pois a vocês foi dado o privilégio de não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por Ele." 
Filipenses 1:29

 Esse é um exemplo que precisa ser seguido. Quantas vezes não reclamamos e desanimamos diante de problemas tão pequenos? Parece até que nunca fomos alertados das dificuldades que enfrentaríamos, parece que esquecemo que o Senhor nos disse: "... Nesse mundo tereis aflições, contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo!", mas Ele disse. E Paulo vem nos lembrar disso. 
O tempo todo, em Filipenses, a mensagem que Paulo nos passa é essa: eu me alegro no Senhor, se alegrem também! Lembrem dos ensinamentos de nosso Senhor! Lembrem do exemplo que Jesus nos deu e sejam humildes como Ele foi. Façam pelos outros, por amor e com alegria, sejam puros, sejam firmes, alegrem-se no Senhor e isso será o suficiente para que o mundo veja, para que o Senhor seja exaltado. 


Vê como isso é bonito? Como isso é verdade? Paulo nos ensina em sua carta a não acreditar que já estamos prontos e perfeitos. Nos ensina a deixar os erros passados pra trás e prosseguir, tentando sempre melhorar, buscando a perfeição, tendo Jesus como alvo! E esse é um ensinamento maravilhoso! Algo que só o Senhor poderia nos fazer ver e Ele nos faz enxergar através de Paulo, 
E agora, depois de tudo isso que nos ensinaram, será que já somos capazes de prosseguir para o alvo, sem retroceder pra velhos erros, sem diante de dificuldades, sem desistir diante de julgamentos e perseguições? 
Quero deixar essa reflexão com vocês, juntamente com o desafio de fazer a leitura dessa carta tão reflexiva e contar pra gente o que aprendeu. 
Que o Senhor nos ajude a colocar essa lição em prática! 
Beijos e até a próxima :) 


Nenhum comentário

Postar um comentário