#ResenhandoaBíblia: Oséias - Uma promessa de restauração

Oi, oi, lindos e lindas! Como anda nossa leitura bíblica semanal? Quero que se lembrem de que um dos motivos pra essa coluna é que vocês também façam as leituras propostas. Espero que vocês estejam obtendo algum resultado! 
A proposta dessa semana é a leitura do livro de Oséias, nossa primeira escolha do antigo testamento. 
Antes de falar o que eu achei da leitura, preciso explicar um pouco o contexto do que foi escrito no livro. Assim como em diversas outras vezes, Israel andava agindo de forma infiel para com Deus, idolatrando a outros deuses e vivendo por vaidades. Por isso, Deus levantou Oséias e deu a ele uma ordem diferente. 
Deus ordenou a Oséias que procurasse para si uma prostituta e se casasse com ela. Disse também que essa mulher deveria lhe dar filhos vindos de sua infidelidade. Estranho, não é? Quer dizer, por que Deus daria uma ordem dessas? Isso quer dizer que Ele estava concordando com as práticas de infidelidade? De forma alguma. 
O que Deus quer nos mostrar através dessa história é que da mesma maneira que a esposa de Oséias quebrou seus votos de casamento, Israel também havia quebrado a aliança feita com o Senhor, se esquivando de seus mandamentos e agindo de forma incorreta. 
Quando a mulher de Oséias teve seus filhos, estes foram chamados Jezreel, para revelar o castigo sobre a dinasta de Jeú, Lo-Ruama, para revelar que Deus não mais os trataria com amor, e Lo-Ami, para revelar que Israel não mais seria o povo de Deus.
Nessa primeira olhada a gente chega a pensar que o Senhor abandonou Israel de vez, mas prosseguindo um pouco na leitura, Deus fala com Oséias novamente, agora com uma nova ordem. O Senhor disse a Oséias que voltasse a tratar sua esposa de forma amorosa, para que ela também viesse a amá-lo. E é aí que a gente percebe o que realmente aconteceu entre Israel e Deus. 
O que o Senhor fez, na verdade, foi abrir um caminho para a restauração do seu povo, pois sabia que só seria possível se Israel reconhecesse seus erros, e pra que eles se arrependessem, tiveram de perder o amor de Deus. Ou seja, por um tempo, Israel deveria ficar longe da presença pra que percebessem como necessitavam do Senhor, então se voltariam a Ele e o adorariam. 


Aconteceria com Israel a mesma coisa que foi feita com a esposa de Oséias, a mulher infiel passou a ser a esposa amada. Os pecados seriam perdoados, assim como a infidelidade da prostituta foi esquecida. Dessa vez, o amor de Deus restauraria Israel de maneira definitiva! 
E vai além disso! O livro de Oséias não somente mostra o plano da restauração de Israel, mas também traz a promessa de restauração a nós! Nos revela que quando estamos despedaçados, feridos e doentes, o Senhor nos trará a cura, se nos voltarmos a  Ele. 
Isso é lindo, não é? O livro de Oséias, em minha opinião, é um dos mais bonitos e significativos do antigo testamento, pois deixa claro o quanto o amor de Deus é forte. Que apesar de parecer que o povo de Israel estava sendo abandonado e castigado, na verdade, ele estava sendo restaurado por Deus para um futuro ao lado dEle. Apesar de todos os pecados, todos os erros, toda a infidelidade, o Senhor estava disposto a perdoar. 
Só podia ser Deus pra agir com tanta bondade, não é? 
Que essa bondade continue em nossas vidas pra sempre! Amém?? 
Beijos e um fim de semana muito abençoado pra todas nós! 

Nenhum comentário

Postar um comentário